top of page
  • Uniflavors

Uniflavors fazendo a diferença!

Confira a História da Empresária Marilis Maldonado Moraes fundadora da Sem Glúten Marilis entrevistada pela Equipe MN, que incentivou a Uniflavors a querer fazer a diferença na alimentação.



A Sem Glúten Marilis foi criada em 1998 após o diagnóstico de Doença Celíaca e a extrema dificuldade em encontrar alimentos isentos de glúten, ou seja, sem trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

Mas, para entender melhor vamos voltar no tempo.

Marilis era uma criança com vários problemas de saúde, por exemplo, uma batalha constante com a anemia, inclusive até com uma transfusão de sangue aos seis anos. Também convivia com gastrite, gases, cólicas, abdome avantajado mesmo sendo magra.

Tinha sempre uma baixa estatura em comparação às crianças da sua idade.

Essa foi a infância, adolescência e parte da fase adulta da Marilis.

Em janeiro de 1996 precisou realizar, com urgência, uma colecistectomia, ou seja, a retirada total da vesícula biliar. Após a alta dessa intervenção cirúrgica começaram as crises de diarreia, mal estar, extremo cansaço, culminando em uma depressão com emprego de remédios “tarja preta”.

Tudo levava a crer que o problema da Marilis era psicológico.

Após várias internações, cuidados em “home care”, alimentação parenteral e crises de diarreia chegando a evacuar dezoito vezes ao dia, em dezembro de 1996 Marilis foi internada pela última vez com o peso pairando em 32kg e albumina humana quase zerada.

Só que dessa vez foi diferente.

Marilis era uma criança com vários problemas de saúde, por exemplo, uma batalha constante com a anemia, inclusive até com uma transfusão de sangue aos seis anos. Também convivia com gastrite, gases, cólicas, abdome avantajado mesmo sendo magra.

Marilis foi atendida por uma médica gastroenterologista que diagnosticou superficialmente o problema.

Se os exames de biópsia do intestino delgado comprovassem, a recuperação se daria em até noventa dias.

Isso até pareceu prepotência da médica, após ela divulgar que não havia nenhum remédio para o meu problema, mas mesmo assim poderia ter uma vida normal e sadia.

A dieta no hospital foi alterada de biscoitos e torradas de trigo para sequilhos e biscoitos de polvilho.

Lentamente foram diminuindo as crises de diarreia e o ganho de peso era evidente, além de uma incrível troca de cabelos. Cabelos finos e quebradiços para cabelos grossos e forte.

Mas uma coisa a deixou frustrada. Amava pão e este alimento era extremamente proibido.

Logo também enjoou de sequilhos e biscoitos de polvilho todo dia. Isso fez com que fosse estudar alternativas para a sua alimentação.

Marilis aprendeu a fazer pães com farinha de trigo com intuito de substituir esse ingrediente e assim nasceu a Sem Glúten Marilis em maio de 1998.

Começaram oferecendo pães, depois vieram os biscoitos, os biscoitos recheados, os biscoitos recheados com cacau “black”, discos de pizza, massas, salgados, bolos, totalizando quase 40 produtos já no primeiro ano de empresa.

Para a recuperação da flora intestinal antes do diagnóstico da doença celíaca é aconselhável a retirada do leite animal, por isso os produtos são isentos de leite. Em seguida, por solicitação dos alérgicos a soja, também retiraram esse ingrediente das suas receitas.

Em maio de 2023 irão completar 25 anos de atividades e vão incentivar uma produção maior de biscoitos com uma linha contendo 9 sabores.

Essa história foi importante para Uniflavors, que sempre esteve preocupada em qualificar, agregar mais na alimentação, a querer fazer a diferença e agir cada vez mais nesse sentido. Já teve seu início - sua primeira ação está sendo a retirada do glúten dos seus produtos - hoje, os produtos já são 100% sem glúten - Mas isso é só o começo - Vem mais por aí!

42 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page